I InovaFV – Workshop Inovação para o Estabelecimento do Setor de Energia Solar Fotovoltaica no Brasil Workshop Inovação para o Estabelecimento do Setor de Energia Solar Fotovoltaica no Brasil

20 de agosto de 2014

A primeira edição do INOVA FV – Workshop Inovação para o Estabelecimento do Setor de Energia Solar Fotovoltaica no Brasil reuniu especialistas e profissionais de empresas, governo e instituições de pesquisa nacionais para contribuir na construção de uma agenda coordenada de ações para o estabelecimento do mercado e de uma política industrial, científica e tecnológica de desenvolvimento e competitividade da indústria de equipamentos fotovoltaicos e serviços no Brasil.

Além disso, o evento objetivou ainda aproximar as suas agendas de P&D e Inovação, discutindo os desafios científicos e tecnológicos para o estabelecimento do mercado de energia solar fotovoltaica e de indústrias de silício grau solar no país. O workshop, que foi realizado em 15 e 16 de Março, na Unicamp, em Campinas (SP), contou com a presença de 282 participantes, quando se previam 150 pessoas, com importante participação do setor produtivo.

O INOVA FV, coordenado pelo prof. Gilberto De Martino Jannuzzi, foi promovido e organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE) da Unicamp e o Escritório Regional do International Energy Initiative para a America Latina (IEI-LA) e contou com a parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) e da Agência de Inovação da Unicamp (INOVA).

O evento foi patrocinado pelas empresas Gehrlicher e Siemens, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (FAEPEX) da Unicamp.